Para que seja possível chegar aos benefícios das metodologias ativas, é importante que docentes e discentes estejam conscientes dos seus papéis. Afinal, serão eles os principais atores dessas metodologias. Alguns professores podem ter dificuldades em se adaptar a essa abordagem, já que ela requer uma mudança significativa na dinâmica da sala de aula. As desvantagens das metodologias ativas incluem tempo. As metodologias ativas podem levar mais tempo do que as aulas expositivas tradicionais. Dificuldades em avaliar o desempenho dos alunos pode ser mais difícil, pois eles são avaliados em grupo, e não individualmente (maioria das vezes).
Penso que perdemos quando a metologia ativa cai no pragmatismo e ela se torna algo obrigatório de ser realizado sem um contínuo movimento de práxis para avaliar se de fato está funcionando aquele tipo de estratégia para aquela determinada turma e estudantes.
Penso que perdemos quando a metodologia ativa visa apenas colocar o estudante com a mão na massa, para "saber fazer" e não possibilita uma construção sólida de uma base epistemológica e teórica dos conceitos que devem ser trabalhados.
Penso que ganhamos com as metodologias ativas quando superamos os obstáculos mencionados acima e sobretudo realizamos uma transposição didática adequada às necessidades e especificidades dos nossos estudantes, em um exercício contínuo e constante da práxis docente.
Oi gente! De forma geral perdemos o "status" de detentores do conhecimento, que na verdade nunca foi grande coisa, e ganhamos a possibilidade de vivênciar novas experiências e de novos aprendizados. É bem verdade que nem sempre vamos encontrar boas trocas nesse processo, mas ao menos temos essa possibilidade. A qual simplesmente não existe sem as metodologias ativas.
Gostei muito da sua resposta Vinicius. Com certeza perdemos esse "status" de detentores do conhecimento. Mas no meu ponto de vista, até isso foi um ganho. É claro que precisamos ter um excelente domínio dos conteúdos que ensinamos, mas tão importante quanto é a forma como esse conhecimento é construído nas interações. Precisamos valorizar os conhecimentos e experiências trazidos pelos/as alunos/as para a sala de aula pois isso possibilita novas vivências
e experiências e a construção de novos conhecimentos e significados.
O uso de metodologias ativas sempre irá potencializar o processo de aprendizagem. Só gostaria de apontar uma observação, na área de exatas existe um leque muito diversificado de exercícios. Alguns deles requerem teorias e conceitos muito abstratos. Nesse momento o professor realmente é o protagonista e a maneira mais eficaz de aprendizagem é realmente o método convencional. Aliás na minha opinião, não vejo tanta necessidade de inserir tais dificuldades no conhecimento. O excesso de abstração não estimula o raciocínio e sim a mecanização. Em quase 100% dos casos os alunos não conseguem resolver um exercício muito difícil, ele apenas entende a explicação da resolução. Isso faz com que o aluno aprenda a resolver aquele exercício específico.
Ótima observação Jamilson, realmente a relação entre alunos, professores e aprendizagem não consegue chegar a um patamar de igualdade, acredito que o mais relevante é a negociação e o diálogo, e como vc mesmo disse o que vale na escolha dos métodos são as intenções pedagógicas e o fazer acontecer.
As metodologias ativas são uma boa oportunidade para aperfeiçoar a Educação, em todas as disciplinas e etapas. Elas fogem totalmente do ensino tradicional: nessa abordagem, o conteúdo é planejado para tirar o aluno da passividade, trazendo-o para o centro do processo de aprendizagem. A aprendizagem aqui é um pouco diferente do que se vê no convencional. Ela é baseada, principalmente, em solução de problemas com muitas situações que envolvem o dia a dia. Ajudar os alunos a trabalhar em equipe e criar uma sala de aula invertida são algumas coisas que podem ser alcançadas com as metodologias ativas.
Para que seja possível chegar aos benefícios das metodologias ativas, é importante que docentes e discentes estejam conscientes dos seus papéis. Afinal, serão eles os principais atores dessas metodologias. Alguns professores podem ter dificuldades em se adaptar a essa abordagem, já que ela requer uma mudança significativa na dinâmica da sala de aula. As desvantagens das metodologias ativas incluem tempo. As metodologias ativas podem levar mais tempo do que as aulas expositivas tradicionais. Dificuldades em avaliar o desempenho dos alunos pode ser mais difícil, pois eles são avaliados em grupo, e não individualmente (maioria das vezes).
Penso que perdemos quando a metologia ativa cai no pragmatismo e ela se torna algo obrigatório de ser realizado sem um contínuo movimento de práxis para avaliar se de fato está funcionando aquele tipo de estratégia para aquela determinada turma e estudantes.
Penso que perdemos quando a metodologia ativa visa apenas colocar o estudante com a mão na massa, para "saber fazer" e não possibilita uma construção sólida de uma base epistemológica e teórica dos conceitos que devem ser trabalhados.
Penso que ganhamos com as metodologias ativas quando superamos os obstáculos mencionados acima e sobretudo realizamos uma transposição didática adequada às necessidades e especificidades dos nossos estudantes, em um exercício contínuo e constante da práxis docente.
Oi gente! De forma geral perdemos o "status" de detentores do conhecimento, que na verdade nunca foi grande coisa, e ganhamos a possibilidade de vivênciar novas experiências e de novos aprendizados. É bem verdade que nem sempre vamos encontrar boas trocas nesse processo, mas ao menos temos essa possibilidade. A qual simplesmente não existe sem as metodologias ativas.
Verdade Waldivino, essas metodologias tem pontos bem positivos.
O uso de metodologias ativas sempre irá potencializar o processo de aprendizagem. Só gostaria de apontar uma observação, na área de exatas existe um leque muito diversificado de exercícios. Alguns deles requerem teorias e conceitos muito abstratos. Nesse momento o professor realmente é o protagonista e a maneira mais eficaz de aprendizagem é realmente o método convencional. Aliás na minha opinião, não vejo tanta necessidade de inserir tais dificuldades no conhecimento. O excesso de abstração não estimula o raciocínio e sim a mecanização. Em quase 100% dos casos os alunos não conseguem resolver um exercício muito difícil, ele apenas entende a explicação da resolução. Isso faz com que o aluno aprenda a resolver aquele exercício específico.
Ganhamos uns alunos mais envolvidos no processo de aprendizagem. Perdemos uma garantia de um aprendizado comum a todos.
As metodologias ativas são uma boa oportunidade para aperfeiçoar a Educação, em todas as disciplinas e etapas. Elas fogem totalmente do ensino tradicional: nessa abordagem, o conteúdo é planejado para tirar o aluno da passividade, trazendo-o para o centro do processo de aprendizagem. A aprendizagem aqui é um pouco diferente do que se vê no convencional. Ela é baseada, principalmente, em solução de problemas com muitas situações que envolvem o dia a dia. Ajudar os alunos a trabalhar em equipe e criar uma sala de aula invertida são algumas coisas que podem ser alcançadas com as metodologias ativas.